The Witcher se tornou tão popular graças a trilogia de jogos produzidas pela CD Projekt Red, mas sua origem vem dos livros de Andrzej Sapkowski, autor polonês que está pedindo 60 milhões de zlotys poloneses, (cerca de 65 milhões de reais). De acordo com o site Rock Paper Shotgun, o autor não iniciou nenhuma ação judicial ainda, apenas enviou uma carta dos advogados, alegando que a quantia recebida não condiz com os lucros que o jogo teve.
A equipe de Sapkowski diz que o contrato original era válido somente somente para o primeiro jogo, e que “portanto a distribuição de todos os outros jogos, incluindo suas expansões, adicionais etc é, simplesmente falando, ilegal.”
“Estamos totalmente cientes pelo fato de que a alegação do autor expressa aqui não é um pedido típico, e que a ordem de pagamento de dezenas de milhões de zlotys poloneses não é uma ocorrência diária. Ainda assim gostaríamos de assegurar-los que o caso está sendo preparado há algum tempo, e que o Autor está totalmente a par dos cenários que poderão ocorrer dependendo de suas ações. Ainda mais importante, tanto nós quanto o Autor estamos determinados e preparados para ver esta questão chegar a uma conclusão de sucesso total.”
A CD Projekt respondeu rejeitando o pedido do autor e seus advogados.
“Na opinião da Companhia as exigências expressas no pedido não tem base em relação a seu mérito assim como sua quantidade estipulada”, diz o comunicado da empresa. “A Companhia adquiriu legalmente e legitimamente o copyright do trabalho do Sr. Andrzej Sapkowski, no sentido necessário para seu uso em jogos desenvolvidos pela Companhia.”
“É a vontade da Companhia de manter um bom relacionamento com autores dos trabalhos que inspiraram as próprias criações da CD Projekt RED. Em consequência, a Diretoria fará um grande esforço para garantir uma resolução amigável a este conflito; porém, qualquer resolução deve ser respeitosa a intenções expressas previamente pelas duas partes, assim como contratos vigentes.”
Sapkowski e a CD Projekt Red fizeram o acordo no começo dos anos 2000, e, em um entrevista para o site Eurogamer, ele disse que não acreditava que o jogo iria fazer um sucesso tão enorme e dessa forma não queria participação nos lucros: “Eu fui estúpido o suficiente para vender os direitos de todo mundo. Eles me ofereceram uma porcentagem dos lucros. Eu disse, ‘Não, não vai ter lucro nenhum – me dêem todo o dinheiro agora! O valor total.’ Foi estúpido”. O autor também disse na ocasião que a empresa merecia todo sucesso que possui.
A CD Projekt, por sua vez, lançará um novo jogo baseado na série ainda este ano, Thronebreaker: The Witcher Tales.
Vale lembrar que a obra do autor irá virar uma série da Netflix, com lançamento previsto para 2019. Henry Cavill foi o ator confirmado para viver como Geralt (Clique aqui para saber mais).
Um novo jogo da CD Projekt, baseada na série, será lançado ainda neste ano, Thronebreaker: The Witcher Tales (Clique aqui para saber mais).
0 comentários:
Postar um comentário